Núcleo de Pesquisa

O Núcleo de Pesquisa Institucional (NPI) é a área de pesquisa da Palmares Laboratório-Ação, dedicada a produzir estudos e conhecimento que embasam as ações e fortalecem as políticas públicas nos seus eixos de atuação.

Ele foi criado para realizar estudos e gerar conhecimento que embasam as ações da Palmares e contribuem para o fortalecimento de políticas públicas nos seus eixos de atuação: (1) Governança Energética e Transição Justa, (2) Justiça Climática e Direitos Humanos e (3) Novas Economias.

O NPI tem como foco principal fornecer um ecossistema de conhecimento para as iniciativas desenvolvidas na Palmares, parcerias e incidências de alto nível. Um exemplo é o apoio ao Epicentro Jornalismo, ecossistema de apoio a narrativas estratégicas. O Núcleo também se dedica à formação de novos jovens pesquisadores de comunidades negras, indígenas e periféricas do Norte-Nordeste, por meio da criação de programas de mentoria e parcerias científicas.

A Palmares entende que a pesquisa é uma ferramenta de tradução das dinâmicas do mundo, que deve ser inovadora, descentralizada e popular. Por isso, a pesquisa precisa estar enraizada nos territórios, respeitando as vozes locais e buscando construir conhecimento de forma colaborativa.

Pilares do NPI

Os pilares da atuação do NPI são: estabelecer o Núcleo como uma fonte confiável de pesquisa e conhecimento, utilizando métodos rigorosos que refletem as realidades do território; amplificar o impacto da pesquisa através de colaborações estratégicas com instituições e organizações parceiras; utilizar a pesquisa como ferramenta para educação e advocacy; e cultivar a próxima geração de pesquisadores, com ênfase especial nas juventudes de comunidades negras e indígenas do Norte/Nordeste.

Pesquisas Produzidas

O NPI já produziu estudos essenciais para a atuação da Palmares:

• A pesquisa "Ilha Cidadã: Tá no Orçamento?" explora a relação entre Orçamento Público e os Investimentos em Educação Ambiental nas Ilhas de Belém (PA).

• O estudo "Energia para todos, mas todos quem?" realiza uma análise do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos – entre os anos de 2003 e 2022. Clique e veja a pesquisa.

• Já a pesquisa "A Pobreza Energética na Amazônia Real" é um estudo aprofundado sobre a limitação ao acesso à eletricidade e fontes de energias sustentáveis na Região Norte do Brasil. Clique e veja a pesquisa.