Projetos

A Palmares Laboratório-Ação atua como um laboratório de políticas públicas e projetos socioambientais focado em Justiça Climática e Social, com especial atenção à Amazônia e ao Nordeste brasileiro.

Laboratório Negro de Soluções Ativas na Amazônia

Este projeto foi um espaço de formação em captação de recursos e filantropia desenvolvido para potencializar iniciativas locais e fortalecer jovens gestores negros e indígenas e organizações locais na Amazônia. Seu objetivo central era fortalecer e ampliar a capacidade de jovens líderes e organizações em captação, gestão e mensuração de impacto. A formação contou com a participação de 21 jovens lideranças, representando 14 organizações, que são gestores negros e indígenas de projetos locais. O conteúdo da formação abordou 10 temas fundamentais para elaboração de projetos e captação de recursos, alinhados à realidade amazônica e com aulas ministradas por profissionais negros ou indígenas da região ou parceiros nacionais. Além disso, jovens comunicadores sociais periféricos e indígenas receberam bolsas para produção de conteúdo sobre o projeto e a Amazônia. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Jovens Sementes da Amazônia.



Brasil, Defenda Seus Defensores: Ratifica Escazú

Esta iniciativa visa influenciar a ratificação do Acordo de Escazú no Brasil, um marco para o acesso à informação, participação pública e justiça em questões ambientais, e crucial para a proteção dos defensores ambientais. O projeto busca gerar pressão popular e articular ações da sociedade civil para acelerar o processo no Congresso Nacional. A estratégia inclui a realização de formações, estratégias de advocacy e mobilização para influenciar tomadores de decisão, sendo a ação principal o "Programa Roda de Saberes sobre o Acordo de Escazú", envolvendo 16 defensores do Norte e do Nordeste do Brasil.



Workshop: Energia, Território e Governança — O papel das comunidades para uma transição justa sem a violência dos direitos humanos

Em 2024, a Palmares organizou dois grandes workshops para fortalecer a governança comunitária e assegurar a participação ativa das comunidades na discussão sobre a transição energética justa. O objetivo era construir estratégias para um modelo de desenvolvimento mais inclusivo. O primeiro workshop, em Belém-PA, celebrou o 1º aniversário da Aliança de Juventudes por Governança Energética e teve foco em cartografia social para mapear impactos na Amazônia. O segundo, no Ceará, focou em entender a transição energética no Nordeste, apontando as desigualdades e construindo estratégias específicas para comunidades afetadas. Os encontros utilizaram metodologias colaborativas e reforçaram redes de colaboração e ferramentas de incidência.



Fundo Jovem Climático Brasileiro

O Fundo Jovem Climático Brasileiro é uma iniciativa incubada pela Palmares Lab para garantir que juventudes e comunidades tradicionais tenham acesso direto e democrático ao financiamento climático. O projeto parte da premissa de que os recursos climáticos raramente alcançam as juventudes periféricas, quilombolas, indígenas e ribeirinhas, que são líderes nas soluções. O primeiro evento do Fundo foi realizado em Belém (10 de setembro de 2024), e resultou na elaboração coletiva de uma Carta de Posicionamento das Juventudes e painéis para mapear soluções. A Palmares Lab tem o compromisso de atuar para que o Fundo seja implementado de forma justa, reconhecendo as juventudes como agentes essenciais na construção de um financiamento climático justo no Brasil.